Carregando agora

Polícia Civil desmantela esquema de lavagem de dinheiro do tráfico com imóveis no Litoral Norte

Na manhã desta terça-feira (06), a Polícia Civil deflagrou a Operação Litus, que desmantelou um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A ação resultou na prisão de 11 integrantes de uma facção criminosa, com apreensões realizadas em Tramandaí, Capão da Canoa e outras cidades.

A investigação, conduzida pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas, revelou que os criminosos investiam recursos ilícitos em imóveis no litoral, muitos dos quais eram alugados por meio de plataformas como o Airbnb. Um dos alvos foi preso em uma casa de alto padrão em Capão da Canoa; outro, em Nova Tramandaí, estava com armas de fogo e um carro blindado.

Ao todo, a operação contou com cerca de 150 policiais civis, que cumpriram 75 medidas cautelares, incluindo prisões preventivas, buscas, bloqueio de contas bancárias, quebras de sigilo fiscal e indisponibilização de bens.

Segundo o delegado Gustavo Bermudes, os criminosos chegaram a adquirir terrenos em condomínios de luxo, com o objetivo de conviver próximo a autoridades públicas e empresários da região. O grupo criminoso é originário do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, e tem atuação consolidada em Canoas, no Litoral Norte e em Santa Catarina, estando envolvido em crimes como homicídios, tráfico de drogas, extorsão e agiotagem.

O diretor da 2ª Delegacia Regional Metropolitana, delegado Cristiano Reschke, destacou que o maior impacto da operação foi frustrar o avanço de criminosos de alta periculosidade que tentavam se infiltrar em ambientes sociais privilegiados utilizando recursos do crime.

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner